sexta-feira, 26 de agosto de 2011

TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA

Valtey Martins de Souza

Nesse texto irei falar sobre os tipos de tecnologias que a escola que eu trabalho disponibiliza para docentes e discentes, os tipos mais utilizados, em que tipo de atividade são utilizadas, as dificuldades para a utilização de novas tecnologias e o que é preciso se fazer para que as tecnologias sejam de fato utilizadas no processo ensino aprendizagem.
Nesse cenário, após um breve levantamento no ambiente em que trabalho, desvelei que os tipos de tecnologias disponíveis nessa escola são: televisores e aparelhos de DVDs, computadores, projetores, vídeos, máquinas fotográficas, filmadoras, pen drives, HDs, cartões de memória, entre outros.
Dessa forma, nesse levantamento observei que as tecnologias mais utilizadas são: o uso de vídeos que são trabalhados pelos professores junto ao alunado, principalmente usando aparelhos de DVDs e computadores com projetores. Geralmente esses vídeos são apresentados por cerca de 10 professores, sendo que os outros docentes preferem utilizar preferencialmente a aula expositiva. Assim, verifiquei que aqueles que fazem uso das tecnologias acima citadas, o fazem porque necessitam adequarem suas práticas a novas realidades que se apresentam nesse mundo em constante transformação.
Nessa conjuntura, notei que essas tecnologias são utilizadas corriqueiramente nos afazeres pedagógicos desses professores, pois os mesmos notaram que o alunado as utiliza também em seus cotidianos. Esses professores notaram que a aula expositiva por si só não prende a atenção dos alunos e alunas, e nem contribuem decisivamente no processo ensino aprendizagem. Portanto, acharam que seria necessário trazer para o mencionado processo, novas tecnologias que facilitassem a construção do conhecimento, transformando assim, os educandos em sujeitos e não em objetos.
Desse modo, para que os alunos e alunas se tornem sujeitos desse saber, se faz necessário uma adoção de novos procedimentos didáticos que, no entendimento do professor José William Vesentini, não devem se pautar apenas ou essencialmente na aula expositiva, mas sim no estudo do meio (as chamadas aulas de campo), dinâmicas de grupo e trabalhos dirigidos, debates, uso de computadores (e redes) e outros recursos tecnológicos, preocupações com atividades interdisciplinares e com temas transversais.
Nessa perspectiva, observei que os entraves para o uso de novas tecnologias são principalmente o ranço tradicional que permeia o modelo de ensino adotado por parte dos professores locais. Sendo assim, esses professores acabam por encontrar muito mais dificuldades em contribuir para o processo ensino aprendizagem.
Portanto, penso que o procedimento que deve ser adotado para que a novas tecnologias passem a ser adotados por toda a comunidade escolar, deve ter por base o rompimento com o modelo tradicional de ensino, capacitando todos os envolvidos para que possam lidar com tais tecnologias. Sei que isso não é fácil de ser alcançado, no entanto, temos que tentar e não podemos perder a esperança, como pregava o professor Paulo Freire.


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